De onde vem o dinheiro
Quando Pedro Ludovico foi nomeado interventor do Estado de Goiás, ele logo desenvolveu o projeto de mudança da capital, buscando uma renovação. De inicio pode-se observar como uma das grandes importancia de Goiania para o Estado de Goiás foi o desenvolvimento economico gerado pela construção da capital. Porém esse desenvolvimento economico demoraria um certo tempo, pois antes de tudo era necessário investir nesse projeto e pensando nesses gastos haviam as oligarquias dominantes que eram contra e demonstravam uma certa resistencia, pois achavam mais viavel investir o dinheiro para resolver os problemas basicos tipicos de cidades do interior, e não arriscar nesse projeto, pois o retorno não seria imediato.
Esse processo de transferencia da capital passou por muitas dificuldades, primeiro com a verba para as construções, receberam doações de terra para as cosntruções, o governo federal também fez as suas doações em dinheiro, e venderam alguns lotes, depois veio a questão da falta de mão de obra e com os antimudancistas que eram contra essa mudança que geraria a transferencia da capital.
Pode-se dizer que a transferencia e mudança para Goiânia ,seriam pensadas primeiramente como formas de melhoria, de crescimento para um estado pobre e cheio de dividas. Goiânia significou o avanço, o progresso, a chegada da modernidade ao estado, pois trouxe uma mudança na economia, valorização das terras entre a região Sul e Sudoeste, fazendo com que elas fossem cada vez mais procuradas.
Autora: Grasiele Ferreira de