Resumo do texto de onde vem o dinheiro?
O dinheiro se torna capital quando usado para adquirir mercadorias ou trabalho com a finalidade de vendê-los novamente, com lucro.
É a diferença entre comprar para uso (fase pré-capitalista) e comprar para vender com o objetivo de ganhar (fase capitalista).
É a força de trabalho do operário que o capitalista compra para vender com lucro, mas é evidente que o capitalista não vende a força de trabalho de seu operário. O que ele realmente vende – e com lucro- são as mercadorias que o trabalho do operário transformou de matérias-primas em produtos acabados. O lucro vem do fato de receber o trabalhador um salário menor do que o valor da coisa produzida.
O dinheiro não é a única forma de capital.
De onde veio inicialmente o capital – antes de começar a indústria moderna? O capital necessário para iniciar a produção capitalista veio das almas cuidadosas que trabalharam duro, gastaram apenas o indispensável e juntaram as economias aos poucos.
Antes da idade capitalista, o capital era acumulado principalmente através do comércio.
A partir do séc. XVI se começou a reunir capita em volume bastante grande para satisfazer a necessidade de um afluxo novo e maior de capital.
A Holanda acumulou o dinheiro que precisava para se tornar a principal nação capitalista do séc. XVII com traições, subornos, massacres e mesquinharias.
Depois da Holanda, a Inglaterra era o mais importante país capitalista.
“Se o dinheiro...’vem ao mundo com uma mancha congênita de sangue numa das faces’, o capital vem pingando da cabeça aos pés, de todos os povos, sangue e lama.” Karl Marx
Comércio- conquista, pirataria, saque, exploração- esses os recursos eficientes. Produzia lucros enormes, somas fabulosas, um suprimento de capital que aumentava cada vez mais.
Além do capital acumulado, era necessária também uma oferta de trabalho adequada para que a produção capitalista em grande escala pudesse começar.
Uma classe de pessoas ansiosa para entrar numa fábrica, a fim