resumo critico O Peso da cor no mercado de Trabalho brasileiro
• Resumo crítico
O texto de Gonçalo Santa Cruz de Souza aborda a situação do negro no mercado de trabalho e na sociedade brasileira, este foi com toda certeza o objetivo maior do trabalho, o autor mostra a gênese do problema que o negro vem sofrendo e que não é de hoje, uma discriminação racial que prejudica socialmente e economicamente o afro-descendente. [...] mesmo com preparação técnica e com habilidades específicas iguais as dos não-negros, têm a cor da pele ou qualquer outra característica que os identificam como descendentes de negros. Enfatiza a dificuldade que somente ser de cor negra frente a uma sociedade preconceituosa já é prejudicial.
Destacando que com o fim da escravidão o negro estava frente a uma nova realidade de trabalho, onde sua inserção no mesmo seria lenta. Pois o mercado de trabalho não estava a fim de inserir o negro em seu meio. E além de competir com os brasileiros livres, tinham que competir com os brancos europeus, acabando com as chances de o negro conseguir entrar no mercado de trabalho brasileiro.
O negro buscava no trabalho assalariado conseguir sentir sua liberdade, era uma forma de, psicologicamente, saber que ele era seu próprio dono. Ele poderia escolher o que fazer, quando e onde fazer. E isso gerou algumas dificuldades, “a recusa de tarefas e serviços que lhes pareçam aviltantes ou lembrem a escravidão’’. Os negros queriam gozar de sua liberdade e tinham com isso dificuldade de se relacionar socialmente principalmente no ambiente de trabalho. O autor mostra que essa realidade e as transformações que foram ocorrendo ao negro de forma tão rápida trouxeram susto, pois ele via o trabalho assalariado como uma forma de escravidão que tinha acabado de ser livre.
Com essas dificuldades de conseguir trabalho e sem leis que pudessem os proteger e defender seus direitos, os