“ADITIVOS NOS ALIMENTOS: MOCINHOS OU VILÕES?”
Ana Luiza Guerzoni Paschoalato
Gabriela Calixto Lima
Júlia Galbiati de Souza
“ADITIVOS NOS ALIMENTOS: MOCINHOS OU VILÕES?”
Alfenas/MG
2014
Ana Luiza Guerzoni Paschoalato
Gabriela Calixto Lima
Júlia Galbiati de Souza
“ADITIVOS NOS ALIMENTOS: MOCINHOS OU VILÕES?”
Trabalho a ser desenvolvido na disciplina “Fundamentos de Química
Geral”, do curso de Nutrição; Profa. Márcia R. Cordeiro, 01/2014.
Alfenas/MG
2014
RESUMO
Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado aos alimentos intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do alimento (Veloso, 2009).
Há a necessidade do controle do uso dessas substâncias devido a alguns riscos que podem oferecer à população e em algumas pessoas em especial, como os indivíduos que são alérgicos a determinado aditivo alimentício. Na literatura, há informações a respeito de algumas dessas substâncias que podem causar sérios problemas de saúde como câncer, desenvolvimento de alergias, hiperatividade, entre outros.
Esses aditivos alimentares, indicados nos rótulos de produtos, mas sem informação dos seus efeitos na saúde humana, não possibilitam ao consumidor mais preocupado com seu bem-estar escolher alternativas mais saudáveis. Cada pessoa desenvolve um hábito alimentar adquirido na infância pelo contato com familiares, pelo convívio social e pela influência da mídia. Os alimentos e a forma de preparo provêm da cultura, do gosto, da renda e do acesso à diversidade destes.
A partir disso escolhemos um tipo de aditivo para aprofundarmos nossos conhecimentos, no caso selecionamos o corante. Os corantes alimentícios têm grande participação nas indústrias de alimentos e são utilizados para atender a uma variedade de requisitos , tais como reforçar ou padronizar a cor de um produto e repor perdas ocorridas durante o processamento. Escolhemos o refrigerante como principal fonte do corante tipo