diversos
RESUMO DO ESTUDO DE CASO DA WEBVAN
Este estudo trata da Webvan Group que resolveu inserir no mercado varejista que movimenta milhões de dólares por ano. Ela é produto de Louis Borders fundador da rede de livrarias Borders. Pensavam eles que poderiam vencer as concorrente e sobressair se superassem as fraquezas que empresas do ramo encontravam. Pensavam que poderiam melhorar no setor de entregas, ser mais hábeis e agir com menor tempo na entrega. Desenvolveram um sistema de informação muito bom, direcionado aos estoques regionais. Trabalhavam com um sistema logístico muito eficiente no que tange ao depósito em diante. Usavam monitoramento remoto do estoque, GPS, mensuração instantânea de itens no estoque. Porém deixou a merecer na cadeia de suprimentos, pois não tinha força suficiente para forçar seus fornecedores a se integrarem no sistema que eles haviam desenvolvido. A Webvan começou a não ter o nível de pedidos alcançados para garantir o ponto-de-equilíbrio para manter a estrutura que havia montado e seus preços por pedidos estavam subindo muito. Com essas perdas a Webvan começou a fazer cortes em áreas muito importantes como fechamento de unidades e despesas de marketing.
A conclusão alcançada é que a Webvan desenvolveu um modelo de negócio muito ambicioso e inovador. No Reino Unido a empresa Tesco.com utilizando um procedimento mais cauteloso, infra-estrutura própria, produtos pré embalados, cobrança da taxa de entrega. “A Tesco utilizou a tecnologia para tornar mais eficiente o processo de compra existente em vez de tentar criar um processo de compra inteiramente novo, com o qual as pessoas não estavam familiarizadas”.
1.) ANLISE SOBRE O MODELO DE NEGOCIO DA WEBVAM.
R: A Webvan criou um modelo de negocio inteiramente novo e ambicioso. Um sistema logístico muito eficiente em termos de estoque e entregas. Cadeia de valor destaca as atividades especificas da empresa nas quais ela pode obter vantagem competitiva do