melhoramento animal
Bruna Emanuelle Telles Azevedo
Naiane Dalubia Baacch
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, expor de maneira geral sobre o melhoramento genético no ramo da caprinocultura, de forma que apresenta a atual situação dos criadores brasileiros e suas respectivas carências ao atender o mercado consumerista da espécie em geral, na produção de leite e no fornecimento para o corte, apresentando esperadas melhoras nesta categoria de Produção.
Palavras-chave: Caprinos, melhoramento genético, produção.
INTRODUÇÃO
A caprinocultura está ligada ao homem desde os primórdios da civilização, no fornecimento de leite, carne e pele. Foram assim introduzidos no Brasil através dos colonos portugueses, para saciar a demanda de suprimentos naquele periodo. Contudo o mercado e a procura cresceram e consequentemente aumentou-se a necessidade do melhoramento na criação para a produção dos subprodutos.
Levanta-se então a bandeira da necessidade de ser realizar estudos mais apurados no intuito de melhorar geneticamente a espécie no país, aumentando a produção significativamente, sem que se perca a qualidade.
MELHORAMENTO GENETICO
O tópico supracitado é o ponto critico para o aproveitamento de todos os subprodutos oferecidos pelos caprinos. Com a manipulação genética, para alcançar melhorias na intenção de chegar-se a “Raça perfeita”, espera-se uma grande modificação no cenário da caprinocultura, e para melhor.
A grande dificuldade dos criadores no cotidiano, é de conciliar a raça utilizada à atividade desejada, ou seja, a carência por exemplo de uma raça brasileira que tenha o máximo aproveitamento para o corte, ou para a produção de leite e derivados.
A inexistência de uma raça de caprinos de corte, distinta e bem definida ou superior no Brasil, tem afetado adversamente a produção de caprinos de corte. Entretanto, o melhoramento