Melhoramento Animal
O fenótipo é uma característica observada, identificada e individualizada de um indivíduo, de difícil repetição, que expressa um genótipo em um determinado ambiente. Já o genótipo refere-se à constituição genética de um organismo, representada por todos os genes que possui um indivíduo de uma espécie. Portanto o fenótipo é iguais aos fatores genéticos + fatores ambientais. Exemplos de características quantitativas são as medidas corporais, produção de leite, peso, rendimento de carcaça, medidas de fertilidade, e de medidas fenotípicas são, por exemplo, cor de pelagem, presença de cornos, garupa dupla, e estrutura e musculosidade, que podem ser medidas por escores visuais.
2. Um dos parâmetros genéticos populacionais mais importantes é o coeficiente de herdabilidade. Discuta esse parâmetro do ponto de vista conceitual e de suas aplicações. Quais os principais métodos de estimação?
Coeficiente de herdabilidade é seu caráter preditivo, ou seja, expressa o grau de confiança do valor fenotípico como indicador do valor genético. Em outras palavras, o coeficiente de herdabilidade mede o grau de correspondência entre fenótipo e valor genético, que é, em última instância, o que influencia a próxima geração. A importância do coeficiente de herdabilidade está em que quanto maior o seu valor, mais fácil é de se fazer uma seleção massal através do valor fenotípico, se o coeficiente for baixo a escolha dos indivíduos deve ocorrer pelo desempenho de sua progênie. Para se obter estimativas de coeficientes de herdabilidade, é necessário escolher um método de estimação de componentes de variância, pois a estimativa de um coeficiente de herdabilidade é encontrada por meio de uma função de estimativas de componentes de variância. Assim, a fim de se estudarem métodos de estimação para coeficientes de herdabilidade, é preciso estudar métodos