Tipos de Demandas
Tipos de Demanda
Professor Geraldo
Jeferson Gabriel Lopes Sanseverinato 2 ° MC
Daniel Lucas da Rosa
Abner Kennedy Custódio Araujo
Marco Antonio Antonelli
Demanda Negativa
Ocorre quando a maior parte do mercado rejeita um produto ou o evita fortemente. O marketing tem por objetivo tentar reduzir os preconceitos existentes. O Marketing deve focar em valorizar os benefícios do produto/serviço. Ou seja, redesenhar o produto/serviço criando uma imagem positiva do mesmo. Deve-se analisar por que o mercado não gosta do produto, e avaliar ações de redesenho do produto, preços mais baixos e promoções positivas, num esforço de mudança de crenças e atitudes.
Demanda Inexistente
Consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas). Os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao produto/serviço. O mercado desconhece ou não se interessa pelo mesmo. Exemplos: Novos aplicativos de informática, Novas técnicas de produção ou cultivo, Curso de Yoga, etc. É aconselhável ao marketing, nestes casos, sintonizar os benefícios do produto/serviço com as reais necessidades dos consumidores.A tarefa do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses naturais das pessoas.
Demanda Latente
Como se expressa: Quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto existente é capaz de satisfazer plenamente.
Exemplo: Cigarros que não prejudiquem a saúde, prédios mais seguros, carros mais econômicos, etc. Tarefa do marketing: Mensurar o tamanho desta demanda e, se substancial, desenvolver produtos para satisfazê-la. Usar o marketing de desenvolvimento.
Demanda em Declínio
Existe uma demanda declinante quando a procura pelo produto ou serviço começa a diminuir consideravelmente. O profissional de marketing