Apostila Com Exp Parte 2
Prof. Alexandre Sacomano
OS PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS EM UM TEXTO
PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS:
São recursos dos quais o autor lança mão a fim de justificar a opinião que formulou. Afinal, uma opinião sem fundamentação não satisfaz, não parece verdadeira e, consequentemente, não convence. Quando queremos expressar nosso ponto de vista a respeito de determinado assunto, seja ele favorável ou contrário, devemos fundamentar nossa opinião. Em outras palavras, devemos desenvolver nossa afirmativa para que ela tenha valor.
Se dissermos A administração Fleury foi ruinosa para o Estado de São Paulo, um partidário do ex-governador poderá responder simplesmente que não foi.
No entanto, se dissermos A administração Fleury foi ruinosa para o Estado de São
Paulo, porque deixou dívidas, junto ao Banespa, de 8,5 bilhões de dólares, porque deixou de pagar os fornecedores, porque acumulou dívidas de bilhões de dólares, porque inchou a folha de pagamento do Estado com nomeações de afilhados políticos, porque desestruturou a administração pública etc., o partidário do ex-governador, para argumentar, terá de responder a todos esses fatos.
São diversos os recursos argumentativos utilizados pelo autor para fundamentar sua opinião. O importante mesmo é a forma como o argumento é apresentado, pois precisa ser CONSISTENTE, passando para o leitor um valor de verdade.
Os principais procedimentos argumentativos são:
Comparação
Definição
Relações de causa e consequência
Enumeração
Ordenação por espaço e tempo
Ilustração e ou exemplificação
EXEMPLOS :
COMPARAÇÃO
Com a Revolução Industrial e a organização do espaço geográfico em países ou Estados-nações, ocorre uma grande diferenciação entre o campo e a cidade: as cidades começam a crescer vertiginosamente
(urbanização) e o meio rural vai sendo aos poucos influenciado pelas formas de produção da indústria moderna (mecanização e relação assalariada). O meio urbano passa a ser a sede das