Resumo analítico do cap, xiv, de onde vem o dinheiro?
O Capital consiste de qualquer coisa produzida que pode aumentar o poder de lucro economicamente. Nas indústrias a mão de obra barata é adquirida com uma única finalidade, obter lucro.
O surgimento do capitalismo teve inicio na Itália, por meios um tanto desumanos, como explorações, saques, piratarias, escravidão e até mesmo morte.
A era capitalista foi tomando força, os Holandeses, Indianos, Portugueses aderiram ao sistema capitalista. No século XVI, os Portugueses perceberam que o comércio de seres humanos aumentaria seus capitais, fato logo aderido por outras nações. O capital aumentou, porém precisavam de mão de obra barata para transformar o capital em lucro. Para conseguirem a mão de obra, tomaram as terras dos trabalhadores, e sem terra para trabalhar, a única forma de sobreviverem seria vender sua mão de obra, tornando-os assalariados, assim surgiu à classe trabalhadora.
Além do sofrimento em que o trabalhador passou, quando foram expulsos de suas propriedades e obrigados a vender sua mão de obra por baixo custo, sofreram também quando as máquinas passaram a tomar suas vagas de trabalho, uma concorrência desleal, pois as máquinas produziam em quantidades maiores e mais rápidas, fato que até hoje é vivenciado nos grandes Pólos industriais.
O Sistema Capitalista encontrava apoio na Igreja, onde os ensinamentos eram que o pobre era um pecador e decaído, um ser em permanente dívida com Deus, que ele não poderia acumular riquezas na terra, pois isso era pecado, ou seja, o pobre tinha que nascer e morrer pobre.
Por fim, a acumulação do capital foi um processo histórico que culminou com a revolução industrial, a substituição de uma forma de produção por outra mais ágil, visando o lucro, como base.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HUBERMAN, LEO, 1903-1969. História da Riqueza do Homem – CAP.XIV. De Onde Vem o Dinheiro? 22. Ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC,