Livro didático
Educação escolar para além dos muros da escola: Segundo Libâneo (2009),o sistema de ensino organiza-se em três instâncias:
O sistema em si;
As escolas;
As salas de aula.
Sendo a escola o espaço central para a execução dos objetivos de ensino, por se situar entre as políticas educacionais, as diretrizes curriculares, as organizações do sistema e as ações na sala de aula. Portanto, para uma análise acerca do sistema de ensino e politicas educacionais, é necessário, ter como base a escola e a sala de aula, sendo assim os profissionais da educação precisam ter uma visão conjunta do sistema de ensino, tanto nacional, quanto estadual, para não comprometerem o seu trabalho.
As políticas e diretrizes do sistema de ensino, podem influenciar a formação das subjetividades de professores e alunos. Pois a escola integra o todo social e é afetada pela estrutura econômica, pelas decisões políticas, bem como pelas relações de poder vigentes na sociedade.
Por isso as formas de organização do sistema, incluindo suas diretrizes curriculares e políticas, possuem significados para a sociedade e a política, que manipulam tanto as idéias e atitudes de docentes e alunos quanto nas práticas pedagógicas e organizacionais
Contudo, entendemos que é necessários ao professor, se informar sobre a sociedade e a política, pois são poder inplícitos nas decisões administrativas e pedagógicas do sistema.
As implementações realizadas nas instituições formais de ensino:
As implementações são baseadas em diferentes concepções de homem, de sociedade e de mundo. No planejamento, certos pontos precisam nortear nossas ideias e ações. É de suma importância que façamos perguntas como:
Que tipo de homem queremos formar?
Para qual sociedade?
Contudo, os autores nos alertam de que as decisões tomadas pelo sistema de ensno, não podem ser recusada pelos professores
[...] as Secretarias de Educação têm o