Projeto |ctsa
As questões ambientais hoje em dia não saem mais da mídia, nem da escola. Esses assuntos devem ser abordados a todo o tempo dentro das salas, por conta da “obrigação” que nós, seres humanos, temos de discutir assuntos referentes à preservação da natureza e de seus recursos. A educação, em uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tem como objetivo possibilitar uma maior compreensão por parte dos alunos a respeito do conteúdo abordado, através de uma renovação no esquema do currículo tradicional, baseando-se em temas relacionados ao cotidiano dos estudantes, além de proporcionar uma visão crítica e a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, aptos à tomada de decisão frente a problemas do contexto social em que se encontram inseridos. ANDRADE (2011).
Os PCNs (Parâmetro Curriculares Nacionais) do ensino fundamental, através dos temas transversais, e os PCN+ do ensino médio, tratam a questão ambiental atrelada a todas as disciplinas, ratificando a sua importância na formação do aluno cidadão.
No mundo atual, a economia do consumo está presente na prática cotidiana dos alunos, mas pouco se trabalha o impacto disso no ambiente em que vivemos. De acordo com Ricardo (2007), os jovens em particular, interagem constantemente com novos hábitos de consumo que são reflexos diretos da tecnologia atual, mas não se atentam, em sua maioria, pelas questões do consumo exagerado dos recursos naturais, presentes nesse processo.
Relembrando as idéias de Paulo Freire (2003), quanto mais o educando reflete sobre a realidade, sobre a situação concreta, mais emerge plenamente consciente e comprometido a intervir para modificá-la. FREIRE (2003). Sabendo da importância de discutir esses temas numa abordagem CTSA, a ideia do projeto surge ao pensarmos em um assunto que trabalhe a questão ambiental da sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, contextualizando esse assunto. Utilizando como ferramentas auxiliares no