Livro 2
A autonomia ,a ação comunicativa,a colaboração ,a acessibilidade e a equidade são princípios educacionais na da Educação a Distância.
A autonomia é a habilidade de se responsabilizar por sua própria aprendizagem de acordo com o nível de ensino,a partir de um plano de estudo com os recursos necessários.
A ação educativa comunicativa é ativa,criativa,e,se adequadamente trabalhada pelo professor,desencadeia a prática do aluno proativo e pesquisador.
A colaboração é outro princípio educativo e requer que o indivíduo ,compartilhe saberes e experiências tanto para aprender como para praticar suas habilidades e competências com os outros,para reelaborar o conhecimento existente ou para produzir novos conhecimentos.
A acessibilidade estruturada e sistemática ao conhecimentos,é um direito que o aluno tem no processo escolar formal,embora nem sempre esse princípio seja encontrado na educação.Os serviços de biblioteca e de acesso a acervos de livros e outros materiais de aprendizagem precisam estar disponíveis para que os alunos os usem efetiva.
Temos também a equidade que se refere às possibilidades igualitárias no contexto escolar.Quando um curso é desenhado sem a preocupação com o público-alvo,definindo uma literatura de pouco acesso e professores com pouca vivência de docência,ou,ainda com uma comunidade invisível inacessível;quando é projetado um curso apoiado em uma tecnologia sofisticada disponível a poucos e manipulável por ainda menos pessoas,é dado lugar à falta de equidade.
Alguns elementos constituem a qualidade da Educação a distância ,são eles o currículo ,que não se refere apenas à organização da grade curricular;pelo contrário,considera,primeiro, os que vão participar do processo ensino- aprendizagem,com suas histórias de vida,sua bagagem cultural e suas especificidades socioconômicas.
Definindo o currículo,precisamos da definição do material didático,que se refere a todos