Parte 1
Ao longo do seu desenvolvimento o ser humano produz conhecimento e é atraves desse que ele modifica aquilo que é necessaário para sua sobrevivência.Suas ações não são somente biologicamente determinadas_dão-se também pela apropriação das experiências e dos conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração.O conhecimento humano nas suas diferentes formas_senso comum,científico,filosófico,estético etc._está entrelaçado numa rede de concepções de mundo e de vida.
O ser humano usa do senso comum e da ciência para compreender o mundo,para viver melhor,para sobreviver.
A ciência é a modalidade do saber constituída por um conjunto de aquisições intelectuais ,que têm por finalidade propor uma explicação racional e objetiva da realidade.
O desenvolvimento da ciência se associou ao desenvolvimento das tecnologias.O homem criou ciências e tecnologias que trouxeram mudanças significativas em suas relações com outros seres humanos e com a natureza.
Na totalidade das formas de existência do ser humano,os grupos sociais criam, de geração em geração,formas de continuidade de transmissão de conhecimento,valores,regras ,normas,com a finalidade de garantir o convívio entre os homens e difundir a cultura de cada sociedade,o que ocorre por meio da educação.
A educação está sempre entrelaçada a vida cotidiana,no ato de aprender ,de ensinar,de aprender e ensinar,de fazer ,de saber ou de conviver.
É importante observarmos também que vivemos em uma sociedade “ tecnologizada”.No dia a dia do indivíduo tanto do campo como da cidade,ocorre situações em que a tecnologia se faz presente e necessária.
Estamos em um mundo no qual as tecnologias interferem no dia a dia e , por isso,é importante que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento,à produção e à interpretação das tecnologias(Sampaio;Leite,1999).
O desenvolvimento tecnológico deve traduzir-se em sabedoria de vida,pois, como afirma Lévy(2000),as tecnologias são produtos