Livro 2 Capitulo 2
Ao utilizarmos a expressão suportes tecnológicos na comunicação social,referimo-nos a esses suportes como meios de comunicação ou mídias.Assim,vamos utilizar essa expressão ao tratarmos de suportes como rádio,TV,redes de computadores e internet.
Façamos,então,algumas considerações sobre as linguagens presentes na mediação por essas mídias.
A linguagem verbal escrita foi a primeira linguagem utilizada na EAD,acompanhada da linguagem visual,quando os impressos que eram enviados por correspondência tinham ilustrações.A linguagem escrita envolve uma leitura linear,sequencial,que exige atenção e concentração.
Com o advento da radiofusão e da audiogravação,o ensino por correspondência passou a incorporar,junto ao texto impresso,a fita de audio.A linguagem sonora ativa o sentido da audição.É uma linguagem sensorial,que exige atenção para ser compreendida.
Na década de 1980,a fita de videocassete também passou a fazer parte de muitos kits de materiais didáticos em cursos por correspondência,e a linguagem audiovisual foi incorporada à linguagem verbal para a compreensão dos materiais didáticos.
Nas décadas de 1940 a 1960,as iniciativas educacionais de radiofusão proliferaram em muitas partes do Brasil.Na escola,a linguagem básica,e praticamente a única a ser utilizada,continuava sendo a linguagem verbal escrita e oral.Nos programas de Educação a Distância pelo rádio,essa linguagem era completada pela linguagem sonora em radiofusão.
Em meados da década de 1960 e na década de 1970,a Tv passou a ser um novo meio de difusão de programas educativos,e uma nova linguagem-a audiovisual-passou a ser vinculada na comunicação social, podendo ser utilizada na comunicação social.
Com a introdução do computador na escola e da internet,a linguagem digital passou a ser mais uma que deveria ser dominada pelos educadores.Essa linguagem permite um novo tipo de leitura,a do hipertexto,que,conforme