Fechamento do livro 2
A categoria “questão social” em debate
Alejandra Pastorini
Imperatriz -- MA
Setembro - 2015
FACULDADE PITAGORAS
A categoria “questão social” em debate
Alejandra Pastorini
Trabalho apresentado pela aluna Ediane Arruda Silva, 1º período do curso de Serviço social, sobre A categoria “questão social” em debate, ministrada pela Prof.:(a) Welletina Moraes, na disciplina: Questão Social e Serviço Social, para obtenção de nota.
Imperatriz -- MA
Setembro - 2015
Fechamento do livro
Assim o processo inacabado de busca da novidade entra em cena os novos sujeitos, novos usuários que teriam novas necessidades. [...] (p.25).
Assim hoje estaríamos em presença de uma crise de ordem filosófica que questionaria a base de sustentação do estado-providencia. [...] (p26).
Dessa forma, apresentam-se varias alternativas à sombra do estado capitalista.[...] (p.27).
Também há uma forte presença nesse debate das analises e estratégias de “solução” de estilo neoliberal. [...] (p.28)
A questão central que se coloca o autor refere-se a que fazer com que essa enorme massa de “desempregados tecnológicos” quando, por outro lado, os três setores tradicionais agricultura,manufatura e serviços.[...] (p.29).
O segundo caminho proposto pelo autor e o de reduzir a semana de trabalho há trinta horas (no Maximo), sem diminuir os salários.[...] (p.30).
Dessa forma, conseguir-se-ia liberar milhões de pessoas, aproveitando as horas livres, para restaurar a vida familiar e comunitária, enfim a denominada vida civil. [...] (p.31).
Nesse período, surgem alguns textos tendentes a explicar o desemprego e a nova conjuntura social sob a ótica do fim do trabalho.[...] (p.32)
Tomando como ponto de partida o pretenso desaparecimento da relação de trabalho e apoiados nas oposições binários emprego/desemprego e tempo de trabalho/tempo livre.[...] (p.33).
Nesse sentido, perante a crescente substituição do homem pela maquina, buscam-se alternativas como a