Livia - mulher de augusto
Nome Completo: Lívia Drusa Augusta
Nascimento: 58 a.C. Morte: 29 a.C.
Marido: Tibério Cláudio Nero Filhos: Tibério e Nero Druso
Netos: Germânico Bisnetos: Calígula.
Pai: Marco Lívio Druso Claudiano Mãe: Alfídia
Lívia Drusa Augusta ou Lívia Drusila foi a mulher do imperador romano Augusto, e uma das mulheres mais poderosas da história da Roma Antiga.
A 42 a.C. Lívia casou com Tibério Cláudio Nero, de quem teve o seu 1º filho, Tibério que seria o futuro imperador.
Quando Tibério tinha três anos, Lívia conheceu Augusto enquanto estava grávida do segundo filho Nero, diz-se que foi amor á 1º vista.
Tibério Cláudio aceitou a separação da esposa e o casamento desta com Octaviano, com a condição do acordo de paz, morrendo pouco tempo depois.
Lívia e Augusto permaneceram casados 52 anos, não tendo qualquer filho.
Lívia foi muitas vezes regente do império e gozou sempre de um estatuto de confidente privilegiado.
A morte dos netos de Augusto e a adopção e nomeação do seu próprio filho Tibério como sucessor, permanece uma incógnita, mas diz-se que Lívia sendo tão maquiavélica e sedenta por poder, fez com que todos os netos de Augusto morressem, para que assim seu filho Tibério se tornasse imperador.
Depois da morte de Augusto, Lívia é designada como herdeira no testamento. No entanto, Tibério há muito que se encontrava de relações cortadas com a mãe e retirou-lhe toda a herança e demais privilégios concedidos.
Quando Lívia morre, Tibério cancela o testamento dela e apropria-se de toda a herança, vetando, ao mesmo tempo, todas as honras que lhe foram concedidas pelo senado romano.
O neto Cláudio reabilitou a sua memória, assim, Lívia foi glorificada e recebeu postumamente o título de Augusta, concedido pelo