Agripina
Pierre Grimal ao escrever o romance, “As Memórias de Agripina” decide dividir por capítulos de acordo com a história que foi contada, com as suas memórias realçando a sua família e as mortes que acompanharam a sua vida.!
!
No capitulo um, “O tempo de um pai”, recordando a sua família, e as viagens (pelo
Egipto, síria, oriente) que a família fazia em conjunto devido á natureza do trabalho do seu pai. Germânico vivia para o trabalho, sendo pouca a atenção que lhe era dada,
Querémon, o pedagogo de seu irmão que lhe ensinou bastante sobre o Egito, durante a sua visita ao respectivo.!
!
O segundo capitulo “O meu tio-avô Tibério" realça, as suas angústias em relação
ao fato de ter quase 13 anos e não saber quem será o seu marido. As expectativas de quem poderia ser, e a ansiedade de não saber. Descreve a sua infância e as viagens que vez juntamente com o seu tio Cláudio.!
!
No terceiro capitulo “O meu irmão Caio”, Agripina encontra-se casada com
Domício, e estes têm discussões devido á paixão que esta nutre por Caio, seu irmão que havia casado e ficado viúvo.!
!
Nos últimos capítulos referentes ao seu tio/marido Cláudio e ao seu filho Nero,
Agripina relata o seu casamento com Cláudio e como planeou e a forma como o envenenou. Já no final demonstra a infelicidade por relembrar tudo o que fez pelo filho
Nero, e o desprezo e ódio por parte deste a ponto de se sentir insegura e desconfiada de que algo que lhe disseram no dia que seu filho nasceu, se venha a concretizar.!
Agripina aniquilou quem se pôs no seu caminho ou lhe fez frente, tudo para proteger o legado do seu filho Nero. Manipulou-o de maneira a conseguir concretizar os seus objetivos para alcançar mais poder. Essa ganância por poder levou a que o seu filho ficasse revoltado com ela, de maneira a querer tirá-la de sua vida para não interferir nas suas decisões.
2 - AGRIPINA MAIOR!
Agripina Maior foi filha de Marco Vipsânio Agripa com a sua