Química inorgânica
Prof. Nelson Lage
SOLUÇÕES
São misturas, em escala molecular ou atômica, de composição variável de duas ou mais substâncias, capazes de serem separadas por processos físicos. Resumindo, podemos dizer que soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. As soluções podem ser apresentadas em qualquer um dos estados físicos. Os componentes básicos de uma solução, são:
Soluto = é a substância que se dissolve
Solvente = é a substância na qual o soluto se dissolve.
Devemos lembrar que, solutos diferentes apresentam solubilidades diferentes.
SOLUÇÃO SATURADA:
É a que contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade. Uma solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada.
Se a uma solução saturada de um eletrólito se adiciona outro que não tenha um íon comum ao primeiro, o produto de solubilidade do último será sobrepassado e ele precipitará parcialmente da solução
COLÓIDES
Termo criado em 1861 por THOMAS GRAHAM para designar substâncias que, como a cola, não mostram os fenômenos de difusão e diálise senão em grau reduzidíssimo, distinguindo-se assim das outras substâncias que foram denominadas cristalóides e que difundem e dialisam regularmente. Vale a pena lembrar que diálise é o processo de filtração através de ,microporos das membranas semipermeáveis. Processo utilizado para purificar muitas proteínas e vacinas. Outras substâncias que se agrupam nos colóides são as gelatinas, a albumina e o amido. Pertencem aos colóides também substâncias minerais, como certas argilas e produtos químicos insolúveis em água, porém obtidos de forma particular. Os colóides podem ser divididos em emulsóides e suspensóides ou ainda em sol e gel.
Temos