N sia Floresta Brasileira Augusta
Dionísia Gonçalves Pinto
(Nísia Floresta)
Nísia Floresta (Fonte: Biblioteca Nacional)
Nascimento
12 de outubro de 1810
Papari, RN
Morte
24 de abril de 1885 (74 anos)
Ruão, França
Nacionalidade
Brasileiro
Ocupação
Educadora, escritora e poetisa
Magnum opus
Direitos das mulheres e injustiça dos homens
Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto,
(Papari, RN, atual Nísia Floresta, 12 de outubro de1810 — Rouen, França, 24 de abril de 1885).
Foi uma educadora, escritora e poetisa potiguar. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.
“
Infelizmente, a falta de divulgação da obra de Nísia tem sido responsável pelo enorme desconhecimento de sua vida singular e de seus livros considerado de grande valor.
”
Nísia Floresta a mulher que ousou desafiar sua época: Feminismo e Educação Amanda Mota Angelo Castro1 Mirele Alberton2 Edla Eggert3 Resumo Este trabalho tem como objetivo principal apresentar algumas reflexões sobre a vida e obra de Nísia Floresta (1810-1885) e suas contribuições para a educação e o feminismo no Brasil. Pioneira em sua época, com a escola para meninas sem distinção, ou seja, sem um “currículo feminino” buscando assim uma educação igualitária entre meninas e meninos, esteve presente em sua luta os direitos da mulher e a igualdade entre mulheres e homens, sobretudo no campo intelectual. Nísia Floresta, por vezes esquecida na história da educação e do feminismo, ousou lutar, sofreu perseguições, mas suas conquistas repercutem até hoje na história das mulheres brasileiras e no cotidiano de suas vidas, principalmente as que estão no campo acadêmico e