listeriose resumo
A Listeria (Listeria monocytogenes) é uma bactéria móvel, resistente ao congelamento e outras condições adversas, sobrevive por longos períodos em indústrias processadoras de alimentos e áreas manipuladoras de alimentos e está amplamente distribuída na natureza. A maior incidência de listeria está associada aos surtos de doenças transmitidas por alimentos.
A Listeria monocytogenes sobrevive no homem, que pode ser contaminado através do solo, estrume, carrapatos, geladeiras, vegetação, frutas, legumes, água (rios, lagos, mar, etc), mamíferos, aves domésticas e silvestres, peixes, crustáceos, moluscos, rãs, esgotos tratados ou não e fábricas processadoras de carnes, leites e derivados.
Os mais suscetíveis à listeriose são crianças, mulheres grávidas e o feto, indivíduos imunodeficientes e idosos. Calcula-se que de 5% a 10% da população seja portadora de Listeria monocytogenes.
Período de incubação - variável; casos de surtos apresentaram um período de 3-70 dias após uma simples exposição ao produto implicado. Período mediano de incubação é estimado em 3 semanas.
O principal reservatório do organismo é o solo, lodo, forragem e água. Alguns estudos sugerem que 1-10% de humanos podem carregar no intestino a L. monocytogenes.
Causas
A bactéria Listeria monocytogenes é encontrada em animais selvagens, animais domesticados, no solo e na água. Essas bactérias adoecem o animal, levando ao aborto e natimortalidade em animais domésticos.
Legumes, carnes e outros alimentos podem ser infectados pela bactéria se entrarem em contato com solo ou esterco contaminado. Leite cru ou produtos feitos de leite cru podem conter essa bactéria.
Se ingerir produtos contaminados, você pode ficar doente.
Os seguintes indivíduos estão sob maior risco:
Adultos acima de 50 anos de idade
Adultos com sistema imunológico enfraquecido
Feto em desenvolvimento
Recém-nascidos
Mulheres grávidas
A bactéria frequentemente causa doença gastrointestinal. Em alguns casos,