LINDB
Um dos grandes problemas no entorno do DF ou talvez o principal, é o Transporte Público, como mostra a pesquisa realizada pelo DFTrans, em que somente no ano de 2012 houveram mais de 15 mil reclamações a respeito.
Não é novidade que grande parcela da população dessas cidades do entorno possui seu trabalho nas cidades administrativas do Distrito Federal. Com isso, o meio de transporte mais utilizado, devido á praticidade e a fácil acessibilidade, é o transporte público. Entretanto, devido ás péssimas condições em que se encontram, vem sofrendo grandes críticas nos últimos anos. Com ônibus velhos e lotados, passagens caras, com falta de integração e organização, os usuários de transporte coletivo do entorno se veem obrigados a conviver com todo esse desconforto ocasionado pelo pouco investimento no transporte público.
De acordo com o que foi estudando, para buscar uma possível solução para algum problema, no caso, os problemas econômicos, devemos fazer três perguntas:
O que produzir?
Ônibus de melhor qualidade, com maior capacidade de passageiros, e melhoria na segurança dentro dos mesmos; Linhas de metrô com passagens mais acessíveis, medida cabível também para os ônibus; Reforma nas principais vias de ligação entre o entorno e o DF.
Como produzir?
Com investimentos estatais, com o objetivo de promover melhor mobilidade, diminuir custos e garantir melhor segurança com os transportes públicos para a população.
Pra quem produzir?
Para a população do entorno do DF que depende do transporte público e assim, levar melhorias para todas as cidades que sofrem com esse problema.
As maneiras citadas seriam as mais simples de chegar a solução do problema, economicamente falando. Entretanto, ainda não há uma verdadeira preocupação do governo para resolver a questão do transporte público no entorno.
Como solução para viabilizar algumas vias, foi citado pelo