liderança
1° Na liderança indireta, o líder exerce a sua influência atuando por intermédio de outros lideres a eles subordinados.Nesse caso, para que consiga influenciar os lideres nos escalões subordinados, é fundamental que se estabeleça uma cadeia de liderança que atinja todos os indivíduos do grupo. Em outras palavras, é preciso que os lideres nos níveis intermediários aceitem as idéias daquele que se encontra no topo da pirâmide e as transmitam aos respectivos liderados como se fossem suas, evitando quaisquer distorções de entendimento da mensagem. 2° Em grandes grupos humanos ou em organizações complexas, isso tenderá a não acontecer e, por esse motivo, o líder de maior nível deverá empenhar-se para exercer, também, a liderança direta, buscando contato mais aproximado com todos liderados, inclusive os de escalões mais baixos. 3° Atualmente, os modernos meios de comunicações possibilitam aos lideres, em muitas situações, falar diretamente a todos liderados e ser visto por todos eles.
4° Aqueles que se enclausuram em seus gabinetes, que não dialogam com o grupo, que não explicam suas idéias e que não procuram conversar as pessoas, estarão em pouco tempo isolados e a confiança que possam ter obtido de seus liderados tenderá a desaparecer.
5
5° Não se pode esquecer que os comandantes que devem liderar nos níveis mais elevados precisam exercer, também, a liderança direta em relação aos colaboradores mais próximos. Esses indivíduos que observam os lideres mais de perto identificarão suas virtudes e fraquezas e as divulgarão para os afastados. Ninguém poderá manter-se em uma em uma redoma à prova de observação e