liderança
Os aspectos fundamentais da liderança em 2003 continuam os mesmos da década de 1980, mais precisamente em 1983, quando eles iniciaram um estudo para saber o que as pessoas faziam quando se encontravam em sua melhor fase no tocante à liderança de outras pessoas.
Partindo do pressuposto que, para descobrir as práticas mais adequadas, não se devia entrevistar as "estrelas" de excelentes empresas, supuseram que se pedissem a pessoas comuns que descrevessem experiências extraordinárias, descobririam padrões de ação que levariam ao sucesso.
Hoje com a evolução, tende a incrementar a submissão que antes eram em base rotineiras em seu modo de atividades, trazendo grandes estruturas e informações tanto na comunicação e nas características modernas em seu modo de liderar com mais objetivos específicos atingindo seu foco.
O líder enfatiza o estabelecimento de normas e regras, devendo animar os membros da equipe a reunir, programar e combinar as atividades; ajudar o grupo a valorizar a qualidade das suas sugestões ou soluções; avaliar a qualidade do processo de grupo; suavizar a tensão e ajudar os membros a encontrar formas de equilibrar satisfações.
Liderar é um poder que o individuo tem de tornar-se sua capacidade de relacionamento com outros indivíduos de comando em seu grupo e de ter retornos e satisfação em ambos, lideres e seus subordinados.
É possível considerar liderança como sendo a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Liderança é a capacidade de influenciar indivíduos para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objetivos comuns. É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos.
2 DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA Liderança pode ser definida como função de líder; forma de dominação baseada no