Carnavais Malandros e Heróis - A Antropologia por trás do Rito. Uma análise do que faz o brasil Brasil
His 1605 - História Econômica, Política e Social do Brasil b
Prof. Heloísa
Nome: Marco
Resenha Crítica:
Matta, Roberto da. Carnavais Malandros e Heróis: Para uma sociologia do dilemabrasileiro
A Antropologia por trás do Rito. Uma análise do que faz o brasil, Brasil
Índice:
3.................. Biografia sobre o autor
5...................Introdução6...................Rompendo com esquemas
8...................Leituras sobre rituais
9...................Casa e Rua
10.................Várias visões do Brasil
12.................Conclusão
13.................BlibiografiaUma pequena biografia sobre a vida e obra do autor
Roberto Augusto da Matta nasceu em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1936. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense(UFF) no ano de 1959, ainda no início da década de 60 sentiu-se fascinado pela Antropologia, e viria a dedicar sua obra à este assunto ao longo da vida.
Os primeiros anos de antropólogo tiveramênfase especificamente na Etnologia brasileira, indicada como influência de seu mestre na pós-graduação no curso de Teoria e Pesquisa em Antropologia Social da Divisão de Antropologia do Museu Nacional,Roberto Cardoso de Oliveira, que ministrava Etnologia. (1)
Obteve licenciatura em Filosofia também pela UFF, e em meados dos anos 60 foi estudar nos Estados Unidos conseguindo, posteriormente, o títulode Mestre e Doutor (Ph.D) em Antropologia pelo Peabody Museum da Universidade de Havard.(2)
Dentro do espectro de intelectuais que ajudaram a pensar, ou modificar, a visão de uma concepção dasociedade brasileira, sem dúvida nenhuma está Roberto da Matta, ao lado de outros grandes nomes como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.
Roberto da Matta procura analisar o Brasil a partir deseus aspectos cotidianos, analisando não apenas de forma evolutiva as diversas lutas sociais ou a história da