Identificação de plaqueta de motor elétrico
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO SISTEMAS MECÂNICOS
PROFESSOR: LEONARDO AZEVEDO
ALUNO: MARCIO SCHIAVINATO
MATR.: 201002119286
PLAQUETA IDENTIFICAÇÃO
DE MOTORES ELÉTRICOS
RIO DE JANEIRO
2º sem/2014
MOTORES ELÉTRICOS
(COMO LER A PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO)
Introdução
O motor elétrico é a máquina mais usada para transformar energia elétrica em energia mecânica, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica (baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando) com sua construção simples e robusta, a baixos custos, com grande versatilidade de adaptação aos mais variados tipos de cargas.
Existem dois tipos de motores elétricos: os de corrente alternada e os de corrente contínua. Estes últimos são motores com custo mais elevado, pois precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada em corrente contínua. Este motor é aplicado em casos especiais.
Os motores de corrente alternada são os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita em corrente alternada.
Os motores de corrente alternada podem ser:
Dentre os motores de Corrente Alternada, vamos estudar o MOTOR ASSÍNCRONO DE INDUÇÃO, trifásico ou monofásico, por ser o mais utilizado.
Plaqueta de identificação
Todo equipamento possui uma plaqueta onde constam informações sobre características e dados técnicos que são utilizados para dimensionar sua utilização e eventual reparo ou manutenção.
A seguir é apresentada uma imagem de uma plaqueta constante de um dos motores do laboratório 1307 do Campus Praça XI da Universidade Estácio de Sá. Os campos foram identificados e as legendas constam na tabela adiante exposta:
1 – Código do motor
2 – Número de fases
3 – Tensão nominal de operação
4 – Regime de serviço
5 – Rendimento
6 – Modelo da carcaça
7 – Grau de proteção
8 – Classe de isolamento
9 – Temperatura da