bombas centrifuga
Aplicações.
Este tipo de bomba centrifuga e indicado para bombeamento de líquidos limpos ou turvos e encontra aplicação preferencial em: abastecimento em geral, irrigação, circulação de condensados, instalações prediais, ar condicionado, serviços de refrigeração e industrias em geral.
Descrição geral.
Bomba centrifuga horizontal, simples estágio, sucção horizontal e descarga vertical, acoplada ao motor elétrico no sistema monobloco.
Denominação.
As bombas são denominadas por marca, modelo, diâmetro nominal do flange de recalque, diâmetro nominal do rotor, potência do motor e número de polos.
Dados de operação.
Tamanho _________________________________________DN 25 até 150
Vazões ___________________________________________até 500 m³/h
Elevações _________________________________________até 130 m
Temperatura de operação _____________________________até 90ºC
Pressão de sucção máxima ____________________________3 bar
Pressão de descarga máxima___________________________13 bar
Rotações __________________________________________até 3.500 rpm
Campo de Aplicação – 60 Hz
Especificações Técnicas
Voluta simples, com a descarga posicionada na vertical, na montagem padrão, sendo possível a montagem em outras posições.
A sucção e a descarga podem ser rosqueadas (BSP) ou flange adas (ANSI B.16.1125#FF).
NOTA 1
Bombas 32-250.1, 32250 e 40-250 equipadas com motores de II polos, bem como todas com motores de 4 polos, serão com conexões flange adas. O corpo espiral é fixado à tampa de pressão /peça de junção com encaixes que permitem o alinhamento perfeito. O corpo é seccionado radialmente com projeto “Back-Pull-Out” o qual permite desmontar sem a necessidade de se desconectar as tubulações de sucção e descarga. Material padrão: Ferro Fundido. Para o material aço inoxidável, a sucção e descarga são flange ados (ANSI B16.5 150#RF), tamanhos disponíveis sob consulta.
Rotor
Radial, fechado de sucção simples,