cartografia
Orientação:
Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste
Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Noroeste
Mapa, carta e planta:
Os mapas cartas e plantas são formas de representação da realidade que se diferenciam de acordo com as dimensões das áreas que trabalham e consequentemente com as escalas que utilizam. Estas formas de representação podem ser caracterizadas assim:
Mapas: Representação gráfica dos fatores físicos, sociais ou culturais, da superfície da Terra, de um planeta ou de satélites naturais. Os mapas podem ter caráter cientifico ou não, sendo representados geralmente em escalas pequenas. (a partir de 1:1.000.000).
Carta: Representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos e com maior precisão de distancias, direções e coordenadas geográficas dos fatores representados. Geralmente as cartas são subdividas sistematicamente em áreas de acordo com normas nacionais ou internacionais. No Brasil é confundida com mapas, mas se diferenciam destes por apresentar mais detalhes, serem destinadas a atividades ou pesquisas específicas e por sua escala maior que a dos mapas. (1:10.000 – 1:1.000.000)
Plantas: Representação cartográfica em grande escala com o objetivo de fornecer informações bem detalhadas para atividades como cadastro urbano, compra e venda de imóveis. Escala: 1:100 – 1:10.000.
Escala: Mapa < Carta< Planta
Área: Mapa> Carta> Planta
É importante sempre ressaltar que os mapas nunca são representações inocentes da realidade. Os mapas, as cartas e as plantas estão sempre repletos de intencionalidades produzidas pela própria visão do autor. Desta forma, por exemplo, um mapa da pobreza no Brasil quando confeccionado pelo governo tende a mostrar números que muitas vezes amenizam a realidade, uma vez que tal fator é de responsabilidade do Estado e sua má classificação representa uma fragilidade ou incompetência do mesmo.
Elementos do mapa: