resenha roberto damatta Carnavais
Matta, Roberto da. Carnavais Malandros e Heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro
A Antropologia por trás do Rito. Uma análise do que faz o brasil, Brasil
Uma pequena biografia sobre a vida e obra do autor
Roberto Augusto da Matta nasceu em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1936. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no ano de 1959, ainda no início da década de 60 sentiu-se fascinado pela Antropologia, e viria a
Introdução:
Esta breve resenha tem como objetivo, mostrar alguns pontos importantes da obra do antropólogo Roberto da Matta. O livro em questão é Carnavais, Malandros e Heróis que foi elaborado ao longo da segunda metade da década de 70 (pesquisado durante os anos de 1974 a 1978), e sendo finalmente publicado em 1979. A resenha se concentrará nos ritos, que segundo ele, são importantes para a concepção de Brasil, sem tais ritos a nação seria outra coisa, que não o Brasil.
A pesquisa para o livro foi bem ampla, mostrando a diversidade e flexibilidade teórica de Roberto da Matta. Pesquisou fundamentos teóricos de outros antropólogos como o escocês Victor Turner, que na época era professor da Universidade de Vírginia, e com quem mantinha uma forte amizade, chega a citar em seu livro: “não preciso mencionar o quanto devo ás novas linhas de pesquisa que sua obra tem tão decididamente aberto na antropologia social” (pág.10-1º§). (4)
Claude Lévi-Strauss e Louis Dumont, com quem também teve algum contato, entre simpósios e conferências nesta mesma época e David Maybury-Lewis, da Universidade de Havard, que o inspirou na concepção de um capítulo do livro.
Menciona também, ao longo do livro, diversos outros como o sociólogo inglês Émile Durkheim, Weber e Alfred Radcliffe-Brown.
É importante ressaltar também que o autor usa elementos de outros teóricos, fora das ciências sociais. Toma recursos da literatura, analisando o país através de Jorge Amado e Érico Veríssimo. E ainda da obra