As principais alterações na série ISO 9000.
A fim de refletir abordagens modernas de gestão e melhorar as práticas organizacionais, acredita-se ser útil e necessário introduzir alterações estruturais nas normas, ainda que os requisitos essenciais das normas atuais sejam mantidos.
A atual série ISO 9000 contém 27 normas e documentos. Essa proliferação de normas tem sido uma preocupação para os seus usuários e clientes. Para atender a essa preocupação, o TC 176 da ISO concordou em reduzir as normas da série ISO 9000:2000 para quatro normas primárias, apoiadas por um número consideravelmente reduzido de outros documentos (normas de diretrizes, brochuras, relatórios técnicos, especificações técnicas). Na medida do possível, os pontos-chave dos 27 documentos atuais serão integrados nas quatro normas primárias, e as necessidades setoriais serão abordadas sem mudar-se a natureza genérica das normas. As quatro normas primárias serão:
ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
ISO 9004: Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para Melhoria do Desempenho
ISO 19011: Diretrizes para Auditorias da Qualidade e Ambiental
As normas revisadas ISO 9001 e ISO 9004 estão sendo desenvolvidas como um "par consistente" de normas. Enquanto a ISO 9001 revisada abordará, de forma mais clara, os requisitos do sistema de gestão da qualidade relativos à capacidade da organização para atender às necessidades do cliente, espera-se que a ISO 9004 revisada dê uma orientação mais ampla com respeito ao desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade de grande alcance, projetado para lidar com as necessidades de todas as partes interessadas. Ambas as normas utilizarão um vocabulário comum, como definido na ISO 9000:2000, que descreverá também os fundamentos subjacentes. Foi adotada uma abordagem lógica e sistemática para formular as definições usadas na ISO 9000:2000, com a intenção de gerar uma