Liderança
No âmbito da cadeira de “Liderança e Gestão de Recursos Humanos”, foi-nos proposto a realização de um relatório, com posterior apresentação prática, o qual deverá incidir sobre o tema “Gestão do Conhecimento”, mais concretamente sobre os Fundamentos e Tendências Teóricas os quais estão na origem do Conhecimento Organizacional.
Actualmente, visto estarmos inseridos num meio altamente competitivo, aquele que é detentor de mais e melhor conhecimento, é quem faz a diferença no mercado e por sua vez obtém mais êxito. Não basta apenas ter os meios físicos necessários para a prossecução de determinada actividade, mas também essencial possuir a capacidade de saber utilizar esses meios em prol do objectivo a ser concretizado, sem nunca esquecer que o capital humano é o elemento mais importante numa organização, visto serem as pessoas as detentoras do conhecimento, bem como a principal imagem de uma qualquer organização em primeiro plano.
Tendo em conta estes aspectos, e sem nunca esquecer que as pessoas passam e os cargos ficam, torna-se deveras importante introduzir meios, para que, nas organizações se administre e retenha o conhecimento com a maior eficiência possível.
Com esse intuito, este trabalho tem como primordial objectivo apurar a nossa capacidade de análise e aplicação das teorias de “gestão de conhecimento” e assim, igualmente, desenvolver as nossas competências em relação ao tema, criando assim vantagens competitivas em relação aos concorrentes para as organizações em análise. Conhecimento
De uma maneira geral fala-se muito sobre conhecimento. Seja quando se faz referência a alguém que sabe muito sobre este ou aquele assunto, seja a livros, filmes, enciclopédias. Enfim, algo ou alguém que tenha informações sobre factos, coisas, situações, pessoas… Porém, é necessário procurar aprofundar a compreensão do que é o conhecimento para poder-se falar sobre a gestão do conhecimento.
O termo conhecimento é composto do conhecer + mento.