LIDERANÇA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO DE LIMA BRITO
ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL
FLORIANÓPOLIS – SC
2014
1. Breve histórico de Henri Fayol
Henri Fayol, engenheiro Francês, nasceu em Constantinopla, em 1841. Estudou na escola de Minas de Saint-Étienne e foi diretor de diversas sociedades de sua especialidade, em particular da Société Anonyme de Commentry- Fourchambault et Decazeville, que dirigiu de 1888 a 1918. Convencido da necessidade de organizar o pessoal das grandes empresas de modo racional, dedicou-se desde a juventude ao estudo desta matéria, chegando a criar a doutrina que leva o seu nome.
Henry Fayol, ao 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 assumia a gerência geral da “Compagine commantry Fourchambault et Decazeville” que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua teoria de administração em seu famoso livro “Administration industrielle et Générale”, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos ano de vida á tarefa de mostrar que, com previsão cientifica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitável. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão era até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações. Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação do centro de estudos administrativos.
Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
2. O surgimento do Fayolismo
Há bastante tempo