platelmintos e nematelmintos
Principais Platelmintos e Nematelmintos que causam Parasitoses no ser Humano
Platelmintos Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratórios e circulatórios. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos). Principais doenças provocadas por platelmintos: 1. A Teníase
A Taenia Solium provoca no ser humano a teníase. A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais. Em razão deste modo de vida, esses indivíduos não possuem sistemas digestores, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasitam suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos.
Ao se alimentar da carne crua ou malpassada do animal contaminado, o homem completa o ciclo da doença. O animal se desenvolve até o estágio adulto no intestino humano e pode conferir ao portador dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjôos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. O hospedeiro definitivo tem potencial de continuar o ciclo da doença, caso suas fezes contaminem a água e alimentos dos hospedeiros intermediários ou de outras pessoas. Medidas de prevenção: Inclui o saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi; cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão; tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia a dia.
2. Esquistossomose
É uma doença causada por espécies do gênero Schistosoma o Schistosoma mansoni. Dependendo da espécie, o verme aloja-se nos vasos