Liderança
Um estudo sobre o desafio de motivar equipes para o sucesso.
RESUMO
Trata-se de um trabalho que tem por fim disponibilizar aos estudantes e professores do curso de Segurança no Trabalho um material didático e de apoio, sobre liderança. O ambiente das organizações apresenta-se cada vez mais desafiador. A liderança neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional presente em todos os momentos. É apresentado, portanto o tema referente à liderança, incluindo a transição nos enfoques para o estudo da liderança, os tipos de dificuldades, questões atuais sobre liderança e a importância do líder nos rumos da organização.
Palavras-chave: Líder. Liderança. Desafiador.
1 INTRODUÇÃO
Todos os papéis de lideranças da atualidade foram fomentados por posturas e ações de grandes representantes de diversos grupos no passado, de gerações a geração. Por vários séculos, foi possível criar formalmente metodologias de administração, que eram motivadas pela própria necessidade dos processos produtivos, políticos das grandes indústrias e organizações governamentais ou militares, onde, em meados do século XVII e XIX com o grande marco da Revolução Industrial, estendeu-se para os processos administrativos e de manutenção.
O surgimento da liderança dentro do processo administrativo operacional foi motivado por grandes ícones da administração, onde foi absorvido que a essência da qualidade de produção estava intimamente ligada à satisfação e motivação dos próprios trabalhadores. Dentre os grandes nomes, podemos citar Jules Henri Fayol, com sua visão direcionada para Gestão Administrativa, voltada para as questões humanas dos processos, desdobrada em diversas técnicas, dentre as mais praticadas, o POCCC (Planejar, Controlar, Coordenar e Comandar). Também podemos citar Frederick Winsolw Taylor, onde seguiu os mesmos princípios de Fayol, porém direcionados aos níveis hierárquicos mais operacionais, ou seja, níveis abaixo da alta cúpula das