liderança
ARTIGO ESCOLHIDO: YUDICIBUS, S. de. Teoria da Contabilidade: teoria e tendências. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. v.17, n.2, p.5 – 13, maio/ago. 2012. IN: Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 5. Florianópolis: Santa Catarina, 4-5 jun. 2012. (Informação Verbal).
Do ponto de vista metodológico (perspectiva lógica) o artigo contemplou a maioria das exigências colocadas pela ciência. Só não foi explicitado a justificativa do estudo na Introdução. É o que vamos testemunhar a seguir:
RESUMO
OBJETIVO: O presente artigo analisa aspectos relevantes relacionados à teoria da contabilidade, destacando importantes aspectos da pesquisa em contabilidade, e sua relevância para o desenvolvimento da contabilidade e da profissão. Desenvolvido na forma de um ensaio teórico, o texto destaca as obras de
METODOLOGIA: Desenvolvido na forma de um ensaio teórico, o texto destaca as obras de maior influência na teoria e prática da contabilidade, bem como enfatiza a importância de pesquisadores nacionais e estrangeiros no desenvolvimento da ciência contábil. RESULTADOS: Além de recomendar novas abordagens de pesquisa, o artigo sugere novos temas (questões) a serem explorados em futuras pesquisas..
PALAVRAS-CHAVE: Teoria da Contabilidade; Evolução da Contabilidade. (FALTA UMA)
1. INTRODUÇÃO
TEMA: Vamos trocar idéias, nesta revista tão importante, de forma bastante livre, sobre teoria, pesquisa em contabilidade e sua importância para o desenvolvimento da contabilidade e da profissão. A regulação contábil também será tratada, embora de passagem.
O importante autor Ahmed Riahi-Belkaoui (1964), na quinta edição de seu livro “ Accounting Theory ”, prefácio, textualmente afirma “[...] uma teoria única geralmente aceita, para a contabilidade, não existe até hoje. [...]” Ótimo! Isto também significa que: ou temos várias