Educação Fisica
O desporto é visto como uma actividade sociocultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, desde que a sua prática seja justa.
E se for bem praticada, permite ao indivíduo: Conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; Desenvolver-se plenamente, adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades; O desporto permite umainteracção social, proporciona prazer, bem-estar e saúde.
O envolvimento responsável em certas actividades pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com o meio ambiente.
São exemplos de alguns desportos: O futebol, o ténis, o voleibol, o basquetebol, a ginástica artística, a canoagem entre outros.
A VIOLÊNCIA NO DESPORTO
A violência é algo inseparável no comportamento humano e desde que a humanidade existe, esteve sempre presente na história. No desporto, podemos presenciar a violência de maneiras mais ou menos frequentes, dependendo da modalidade. É o caso do boxe, kung-fu, do karaté, modalidades onde envolve violência controlada. Porém, a violência pode ser também neutra, no caso de modalidades como o rugby, o futebol, o andebol, basquetebol e etc. Ou noutro caso, nem representa nenhum um risco considerável, como o golfe e o xadrez.
Actualmente, a violência é estudada na perspectiva do direito penal. Nos primórdios da civilização, bastava que alguém fosse considerado culpado e era punido. No entanto, actualmente, qualquer acto de violência é punido consoante o direito penal, e sem conhecimento do direito penal não se pode compreender como deve ser enfrentado e seleccionado o problema na violência no desporto.
FORMAS DE AGRESSÃO
Verbalmente, com insultos e revoltas; No balneário adversário; Durante o decorrer do jogo, ou em tempo de pausa; Nas bancadas, os próprios adeptos/claques, atirando cadeiras, lixo, entre outras coisas. Actualmente também nos autocarros, que transportam os jogadores das equipas;