Liderança
Para que uma organização se desenvolva e conquiste espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários no processo de crescimento é fundamental, afinal, o chamado grupo de colaboradores que compõe uma empresa é a “alma” do negócio, e é a partir deles que devem surgir ideias, sugestões, melhorias e críticas para um trabalho de qualidade. Cabe ao líder incentivar sua equipe e demais áreas a vestir-se da organização e lutar pelo seu sucesso.
Verdadeiros líderes proporcionam estabilidade em tempos turbulentos e deixam claros quais os objetivos da empresa, para que seus seguidores possam apoiá-lo e contribuir para a missão corporativa. Liderança fraca gera confusão que pode levar ao caos. Um líder empresarial precisa obter lealdade, alcançar comprometimento e merecer respeito de seus subordinados. Só assim poderá exercer sua autoridade e ao mesmo tempo influenciar os indivíduos ao redor de objetivos comuns e ações coletivas.
Líderes devem ter conhecimento das necessidades de seus colaboradores mantendo-as satisfeitas: recursos apropriados para o desempenho de suas funções, remuneração justa e compatível, ambiente de trabalho saudável, comunicação clara e transparente e sensibilidade para com suas questões pessoais. Liderança exige responsabilidade e comprometimento.
O líder deve se esforçar para ser reflexo de um bom profissional, comprometido com suas responsabilidades e com seu papel na organização, uma vez que muitos podem se espelhar em suas atitudes e postura devido ao cargo ocupado. “É importante destacar que ele é um exemplo para toda a equipe. O líder deve estar atento à coerência entre o seu discurso e as suas atitudes, além de sempre se preocupar em ser atencioso com os demais colaboradores. Para ocupar uma posição de liderança, é preciso entender a importância que esse papel tem para a equipe”, segundo Leonardo de Campos, diretor da Simbiose. Ele ainda acrescenta que: “A má liderança pode gerar a falta de credibilidade por