Kekr
CLEISIANA RODRIGUES
DEISE SOUZA LIMA
ELAINE CRISTINA MARQUES SALES
ISABELA NUMES MACHADO
JOSE MARIA
KIERKEGAARD
BRUMADINHO
2010
1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 3
2. INTERTEXTUALIDADE................................................................................. 4
2.1 TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE................................................... 5
2.2 EXEMPLOS........................................................................................ 6
3. CONCLUSÃO................................................................................................. 8
INTRODUÇÃO
A intertextualidade como sendo um "diálogo" entre textos. Esse diálogo pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem dos textos/contextos em que ela é inserida.
Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.
Primeiramente, faz-se necessário dizer que, neste trabalho, texto é entendido como “toda unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente do ponto de vista da ação ou da comunicação”. O texto é o elemento básico com que devemos trabalhar no processo de ensino de qualquer disciplina. É através do texto que o usuário da língua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir ideias, informações, opiniões em situações comunicativas.
Pode-se dizer assim que, sobretudo, no ensino de língua portuguesa, os