Liderança e sua influência no processo organizacional
RESUMO
O futuro pertence aos líderes apaixonados, conselheiros e corajosos, àqueles que assumem riscos. A visão que os líderes precisam ter é a de que uma organização, seja do tipo que for, é formada por seus funcionários que devem ser pessoas inteligentes, motivadas, dignas de confiança, ou seja, os recursos estratégicos mais valiosos e críticos que a organização pode ter. A liderança para o século XXI exige que se coloque a casa em ordem. Faz-se necessário empreender um exame na organização, visando verificar onde estamos, para então definir metas. É preciso examinar a atual missão, os atuais clientes, o desempenho, os resultados atuais e nossa visão de futuro.
Palavras-chave: Empresa; competências; produção.
______________________
1 INTRODUÇÃO
O assunto relacionado à motivação pessoal tem alcançado grande importância atualmente, e diversos congressos relacionados a esta área tem o considerado como tema principal. Esta preocupação resultou em diversos pesquisadores a buscar uma fórmula perfeita para motivação. Conseqüentemente, encontra-se na literatura os mais diversos conceitos e aplicações para este tema.
As organizações precisam adotar posturas mais flexíveis com relação as concepções sobre poder e influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o envolvimento e o engajamento dos trabalhos, possibilitando a valorização do potencial humano.
As teorias motivacionais destacam que um indivíduo pode ter, como fonte de suas ações, razões internas (intrínsecos) ou externas (extrínsecos). Os motivos intrínsecos são resultantes da própria vontade do indivíduo, enquanto os extrínsecos dependem de fatores externos. Alguns motivos provêm de fontes externas ao indivíduo e à tarefa, incluindo-se aí diversas recompensas sociais e sinais de sucesso. Outras fontes podem ser resultado da estrutura psicológica do indivíduo e de suas