Ciências naturais
Associando-se espelhos, lentes e prismas, constroem-se os vários instrumentos ópticos.
23
O olho humano normal sempre é capaz de perceber e focalizar um certo campo de visão, dentro do qual se inserem vários objetos. Porém, para focalizarmos um objeto próximo, tudo aquilo que está distante perde a nitidez. Em nosso campo de visão sempre existirão objetos que se encontram a diferentes distâncias de nossos olhos. Se alguns objetos estiverem muito afastados, como a Lua e as estrelas, poderemos focalizá-los, mas seus detalhes não serão percebidos. Por outro lado, se o objeto estiver próximo mas for muito pequeno, como um inseto, muitos detalhes serão perdidos. A associação conveniente de lentes a um olho de visão normal (ou corrigida) pode permitir que vejamos detalhes que a olho nu não seria possível, por esses objetos estarem muito distantes ou por serem muito pequenos. Para que um olho normal possa observar tais detalhes, é necessário ampliar a imagem do objeto, o que pode ser conseguido com o uso de determinados instrumentos ópticos, como lupa, microscópio, retroprojetor, projetores de filme e de slide, luneta, telescópio, binóculo...
89
23
Os instrumentos ópticos
Instrumentos de observação
Lunetas, telescópios e binóculos são alguns dos instrumentos que nos auxiliam a enxergar detalhes de objetos distantes, como as montanhas, a Lua, as estrelas e muitos outros. Se quisermos observar em detalhes objetos pequenos, como um inseto, recorremos a outros instrumentos, como a lupa e o microscópio, cuja função é ampliar a imagem de objetos que se encontram próximos. Esses instrumentos ópticos são constituídos basicamente pela associação de uma ou mais lentes. A lupa - também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente esférica convergente.
Em relação à primeira lente (objetiva), o objeto encontrase posicionado entre uma e duas distâncias focais, o que permite a formação de uma imagem invertida e maior.