Liderança situacional
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS
NegociaÇÃo e lideranÇa
RESUMO DO LIVRO: Psicologia para administradores: A TEORIA E AS TÉCNICAS DA LIDERANÇA SITUACIONAL.
JUCELAINE BITELLO DECHEN PROF.MESTRE ROLF ZENKER
Cachoeirinha
2012
A Sociedade Americana passou por uma evolução muito rápida no último século, que trouxe reflexos positivos e negativos, pois houve uma evolução mais rápida das habilidades tecnológicas do que sociais nos indivíduos.
Enquanto as ciências exatas podiam ser estudadas e aplicadas na escola, as ciências comportamentais ficavam somente na teoria. Segundo Mayo, ela aumentava o conhecimento das pessoas, porém sem induzir a uma alteração de comportamento das mesmas.
A falta de investimento pelos governos, empresas e outras entidades em pesquisas na área da ciência comportamental são apontadas como um dos maiores obstáculos à sua aplicação. Não basta experiência técnica para ser um bom profissional da área de administração, é fundamental possuir habilidades humanas.
Nas definições de autores que escrevem sobre o assunto, é comum encontrarmos como uma das responsabilidades da administração o atingimento de Metas das organizações. No livro “Psicologia para Administradores” essa definição possui uma visão mais humana, pois entende que Administração é a forma de trabalhar com pessoas para através destas a organização conseguir atingir seus Objetivos e Metas. Para isso a motivação na tem papel fundamental para os resultados, por isso a função gerencial de monitorar e corrigir fatores desmotivacionais são de grande importância para o resultado a ser atingido.
Na administração, três habilidades são fundamentais para o processo: Técnica, Conceitual e Humana, sendo que variam sua necessidade conforme a área de atuação, alternando assim sua importância uma em relação a outra conforme a situação e ascendência de cargos do mais baixo nível de