Liderança Situacional
A liderança situacional é a relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece, acrescido da quantidade de apoio de comportamento de relacionamento e a análise do nível de maturidade dos subordinados no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo específico. Este conceito auxilia as pessoas que tentam exercer a liderança, independentemente do seu papel, a serem mais eficazes em suas interações cotidianas com os outros. Oferece aos líderes maior compreensão de relação entre um estilo de liderança eficaz e o nível de maturidade dos seus liderados.
A aplicabilidade da liderança situacional consiste em avaliar o nível de maturidade dos liderados e se comportar de acordo com o modelo. Na liderança situacional está implícita a idéia de que o líder deve ajudar os liderados a amadurecer até o ponto em que sejam capazes e estejam dispostos a executar suas ações. Esse desenvolvimento dos liderados deve ser realizado ajustando o seu comportamento de liderança.
A liderança situacional sustenta que, para os liderados imaturos, é apropriada uma direção firme que esta relacionada ao comportamento de tarefa se quiser que eles se tornem produtivos. Quando os liderados atingirem altos níveis de maturidade, o líder deverá reduzir ainda mais o controle sobre suas atividades, mas também o apoio no comportamento de relacionamento, visto que com pessoas bem amadurecidas surge a necessidade da autonomia do grupo. Nesse estágio, uma das formas pelas quais os líderes podem demonstrar sua confiança em pessoas de alto nível de maturidade, consiste em deixá-las cada vez mais por sua própria conta. Isso não quer dizer que haja menos confiança mútua e amizade entre líder e liderado, pelo contrário, a confiança e a amizade são maiores ainda, mas o líder precisa adotar menos comportamento de apoio para provar isso.
Independentemente do nível de maturidade de um indivíduo ou grupo, podem ocorrer algumas mudanças. Sempre que, por qualquer razão, o