visão estrategica
Pode-se comparar a visão com uma viagem mental do conhecido para o desconhecido. A visão estratégica articula as decisões e as ações empresariais para atingir os objetivos do negócio numa perspectiva realista.
A competitividade das empresas está diretamente ligada à importância que seus executivos e gerentes dão ao estabelecimento das estratégias do negócio. Estratégias impulsionam resultados corporativos, impactam nos mercados regionais, posicionam ou reposicionam produtos/serviços e recontextualizam os negócios.
Visão estratégica, o que é? Há vários sentidos possíveis, da expressão como adjetivo, que mostra uma qualidade: “Fulano tem visão estratégica”, isto é, ele tem uma qualidade especial para perceber as coisas.
Estratégia é palavra proveniente da área militar. O estratego, estrategista em termos de hoje, era o grande comandante da cidade grega. Estratégia é a arte e a sabedoria para tratar com as questões de conflito. Decisões para atingir os objetivos propostos em situação de incerteza. Agregar os recursos certos e usá-los do modo certo, fazer as coisas realmente importantes para que os objetivos sejam atingidos.
Visão estratégica em negócios é perceber para onde as coisas vão, quais são as forças que se opõem aos objetivos da organização, como lidar com elas, quais são as oportunidades que se abrem, como aproveitá-las bem.
Muitas variáveis e conceitos são importantes para estabelecimento das estratégias. Dentre eles: as oportunidades, a velocidade e a qualidade. Oportunidades são percebidas por aqueles que têm espírito empreendedor e inovador. A velocidade na implementação de conceitos inovadores pode ser fator decisivo na competição e comercialização. E, qualidade, em todas as etapas dos processos empresariais vai gerar fidelidade dos parceiros
Quem tem a tal visão em geral é pessoa “antenada” e alerta – que acompanha os acontecimentos.
VISÃO CONCEITUAL - Pontos Importantes:
1. Conhecer em profundidade as ferramentas de