licitações
1.1. Conceitos
Capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem massas populares, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo.
É a tensão criada pelo fosso entre a situação presente e o sonho. Como toda tensão procura resolução, ela é fonte de energia que leva à criação de algo que não existe. E é isso que fazem os líderes”. Senge (1998)
Cartwright e Zander afirmam que “a liderança é vista como a realização de atos que auxiliam o grupo a atingir seus resultados preferidos”.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Liderança é um processo no qual o indivíduo influencia outros a se comprometerem com a busca de objetivos comuns.
É a capacidade de influenciar pessoas a se comprometerem entorno dos mesmos objetivos e metas organizacionais.
É o conduzir das pessoas subordinadas a um trabalho eficiente.
“Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos”.
1.2. Visão Moderna
Liderança é a capacidade coletiva de todos os membros de uma organização para realizar tarefas críticas como definir direção, criar alinhamento e conquistar comprometimento.
2. Diferenciais
Chefe e Líder
Enquanto Liderança seria a competência para exercer influência, Chefia é a competência que prioriza sistemas e estruturas para alguém se fazer obedecido por indivíduos e grupos.
Gerente e líder
Gerenciamento se refere aos meios pelos quais empresas complexas são mantidas ordenadas, não-caóticas e produtivas. Liderança, ao contrário, refere-se a lidar com eficácia com as mudanças causadas pela competitividade e volatilidade dos tempos atuais.