licitações
Festejo de Santo Antônio em Borba (AM) será realizado sem licitação pela Prefeitura do Município
Município de Borba contrata empresa sediada em Manaus por quase R$ 500 mil para realizar os festejos de Santo Antônio
Manaus, 08 de Junho de 2012
ARISTIDE FURTADO
O prefeito de Borba (a 150 km de Manaus), Antônio Muniz Cavalcante (PMDB), invocou a proteção de Deus para contratar sem licitação a empresa D & R Produções por quase R$ 500 mil para realizar a festa de Santo Antônio no município.
O decreto de dispensa do processo licitatório foi publicado na edição do último dia 1º do Diário Oficial do Estado (DOE). Os festejos de Santo Antônio, que são realizados de 1º a 13 deste mês, é o principal evento cultural do município.
Como justificativa para a contratação da empresa, sem a concorrência pública, Antônio Muniz citou a necessidade de atendimento aos devotos do santo casamenteiro que fazem peregrinação ao santuário do município. A romaria de fiéis é coordenada pela prelazia (órgão da Igreja Católica) de Borba.
Considerou também a necessidade do “poder público de manter a ordem, a segurança, condições dignas de estada dos peregrinos, visitantes, proporcionando condições dignas para acompanhar a romaria, como ornamentação, sonorização, instalação de banheiros químicos, entretenimento, dentre outras medidas, nos dias que antecedem à romaria que põe fim aos festejos”.
O decreto diz que “o prefeito municipal de Borba, no uso das suas atribuições legais, invocando a proteção de Deus, com fundamento na Lei Orgânica do Município de Borba, faz saber que expede o seguinte decreto: artigo 1º - decreto a inexigibilidade de licitação para contratação de empresa especializada na execução do objeto dos convênios nº 042/2012 assinado no dia 30/05/2012 com o Estado do Amazonas por intermédio da Secretária