especies hierarquicas
Conceito de espécie:
Segundo o naturalista alemão Ernest Mayr, espécies são grupos de populações naturais que se intercruzam e que estão isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes. O aspecto mais importante dessa definição é que o cruzamento entre indivíduos da mesma espécie origina obrigatoriamente descendentes férteis. Não basta que haja semelhança física entre os indivíduos, mas sim que eles possam reproduzir e origina descendentes férteis. Por exemplo: um chihuahua é consideravelmente diferente de um pastor alemão, que, por sua vez, é também diferente de um poodle. Chihuahua, pastor alemão e poodle são, contudo, indivíduos da mesma espécie. Em contrapartida, um coelho e uma lebre são bastante parecidos, porem pertencem a espécies diferentes.
Conceito Tipológico
No conceito tipológico as espécies são caracterizadas por propriedades. Um organismo pode pertencer a uma classe ou não, dependendo da presença ou ausência dos atributos próprios de cada classe. Entende-se que a categoria espécie existe "por si mesmo" (anterior aos organismos que contém) e, portanto, procuram-se os indivíduos que pertencem a essa categoria, em vez de os agrupar. Assim, segundo este conceito, as espécies seriam imutáveis e podiam ser definidas a partir de um exemplar, que seria o tipo da espécie. Segundo Mayr (1991), uma espécie tipológica é uma identidade que se diferencia de outras espécies através de características diagnosticas constantes. Este é o conceito de Lineu. O conceito tipológico utiliza caracteres morfológicos que servem de divisão entre as espécies (Taxonomia Tradicional).
Conceito Biológico
O conceito biológico é o modelo mais popular entre os taxonomistas atuais. Um dos seus maiores expoentes foi Mayr (a primeira definição foi formulada em 1940) que concebe a espécie do seguinte modo:
"As espécies são grupos de populações naturais Inter fecundas e que estão isoladas do ponto de vista reprodutor de outros