Licitação
1- CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no senso realizado em 2010/2011 foi possível constatar que o Brasil possui 5.564 municípios que abrigam aproximadamente 190.732.694 pessoas com necessidades e realidades diferentes.
Apesar das diferenças entre as características da população o Estado como um todo busca assegurar a satisfação de necessidades básicas à sobrevivência humana através da manutenção de alguns serviços. A constituição de 1988 assegura a todo cidadão brasileiro em seu artigo 6:
São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição (BRASIL. Constituição. 1988. p. 18).
Para que seja possível a prestação de serviços através do Estado são cobrados impostos, que passam a ser os geradores de recursos para a execução desses serviços. Os impostos então constituem o dinheiro público que deve ser revestido para a população através de benfeitorias e serviços.
Segundo Baleeiro (1996) o conjunto dos dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de direito público, para o funcionamento dos serviços públicos se torna a despesa pública. A despesa nasce da necessidade de manutenção dos serviços e das necessidades da população.
Baleeiro (1996) ainda afirma que com o crescimento da