licitação
Delimitação do Tema
Este trabalho aborda a questão do processo licitatório brasileiro e foi desenvolvido a partir de dados coletados em sites de órgão públicos e consulta em livros. O artigo limitou-se a abordar o processo implantação e aplicação da modalidade licitatória denominada pregão, na sua forma eletrônica.
O estudo ora desenvolvido trouxe à colação o histórico da modalidade pregão, procurando fazer uma análise de sua constitucionalidade, fornecendo o conceito jurídico e as finalidades do mesmo com o intuito de compreender a importância de sua implementação.
Formulação do Problema (Problematização)
A utilização da Tecnologia da Informação, principalmente através dos recursos da Internet, tornou-se um instrumento para o aperfeiçoamento da qualidade das compras governamentais,diante da necessidade dos servidores terem que aprender a lidar com o novo sistema de pregão eletronico ocasionou no início, o que se chama de fracionamento de licitação. A morosidade entre os servidores e a falta de interesse pelas inovação tecnologicas, a falta de pregoeiro qualificado, problemas no treinamento de capacitação, preparo para utilização do pregão eletrônico e deficiência na área de infra estrutura, as dificuldades de pôr em prática o pregão eletrônico, com processadores de banda larga, demora para download, os problemas de busca, a falta de segurança na rede e o despreparo tecnológico dos fornecedores, falhas de conexão e etc.
Hipótese
É notório que a adoção do Pregão e a implementação de sua forma eletrônica viabilizaram um notável progresso, no que diz respeito às compras e contratações realizadas pela administração pública.
Com isso visando colaborar com o desenvolvimento das compras públicas, no cumprimento de sua finalidade, a Administração Publica começou a capacitar seus servidores, obtendo materiais de apoio, palestrando cursos, aperfeiçoamento e atualizando seus servidores para que tivessem