Liberdade
E
LIBERDADE
Democracia
Democracia se define como um sistema de governo, no qual a soberania do poder é sustentada pelo povo. Este por eleições diretas ou indiretas elege as principais autoridades do país.
Encontramos dois tipos de democracia: direta, onde o povo toma as decisões executivas e legislativas; representativa, onde o povo por meio de eleição popular decide as autoridades que representarão a cidadania nas tomadas de decisões. Atualmente a maioria das democracias são representativas devido às grandes populações atuais.
Na democracia quem tem autoridade para ocupar um cargo político são membros de partidos políticos. Assim são esses que fortalecem a democracia. Devido ao seu poder de atuação são eles que por meio de várias eleições definem os cargos dos poderes legislativos e executivos (na maioria das nações democratas; em algumas o público pode escolher alguns membros do poder judiciário).
Assim a separação dos poderes do Estado é um pilar fundamental da democracia. Cada um é independente e existe um controle constante de um sobre o outro. Isso resulta em um controle para a prevenção da corrupção e ilegalidades. Infelizmente, em alguns casos, esses poderes conspiram e a corrupção se generaliza; isto é mais comum em países em desenvolvimento.
A respeito da historia da democracia, ela remonta a Grécia antiga. Desde o ano 1500 a.C., nasce este sistema de governo, através da criação da assembleia do povo na polis grega e nas cidades helênicas. Isto ocorre devido ao pequeno tamanho do polis de população era pequena. Assim, todos os cidadãos (homens livres) podiam participar da Assembleia. Dessa forma, cada um deles, alternadamente, poderia ocupar posições burocráticas. Portanto, este sistema era direto e não representativo. Já o sistema romano era democrático representativo (pelo menos por parte do poder executivo). Mesmo assim muitos cargos públicos eram escolhidos por eleições diretas. No inicio o voto era restrito a uma parte da