LIBERDADE LIBERDADE
Millôr Fernandes e Flávio Rangel
• “Liberdade, Liberdade” é considerado um marco ao chamado teatro de protesto, intensificado durante o golpe militar de 1964. O espetáculo é resultado da reunião de textos de diversos autores acerca do tema
Liberdade.
• Esses textos são reflexões acerca de vários períodos da História da humanidade em que houve o cerceamento da liberdade.
• Exibi um resumo de acontecimentos históricos. Os atores/personagens também citam frases que foram ditas por pessoas que se destacaram na História e por algumas que perderam a vida em busca da liberdade de pensamento.
• Para que possamos entender esse processo de criação artística, se faz necessário compreender o contexto histórico em que a obra foi produzida.
• O que ocorria no Brasil na época? - DITADURA MILITAR
• De 1964 a 1985, o comando das forças armadas (exército, marinha e aeronáutica) controlou as principais instâncias do poder político do Brasil. Os militares no poder tomaram medidas autoritárias que, de um lado, limitaram as várias formas de liberdade dos brasileiros e, de outro, reprimiram as manifestações e as lutas a favor da democracia. (COTRIM,
2002, p. 194).
Logo, a peça Liberdade Liberdade é classificada como o teatro de resistência política, pois procura conscientizar e estimular o público para a postura mais ativa contra as injustiças e a violação dos direitos humanos.
APÓS ESSE PEQUENO RESUMO DA OBRA, VAMOS
PARA AS PARTES DA PEÇA QUE FAZ REFERÊNCIA
A MOMENTOS E PERSONALIDADES
HISPANOFALANTES
Na 2ª parte do espetáculo, a peça traz inúmeros trechos com marcos históricos e personalidades hispanofalantes, tais como:
Guerra Civil Espanhola, ocorrida na Espanha; Hernán Cortez, conquistador espanhol conhecido por ter destruído o império
Asteca e conquistador do
México; Francisco Paulino
Hermenegildo Teodulo Franco y Bahamonde, conhecido como
Franco, militar e ditador espanhol; canções folclóricas cantadas em toda Espanha no período da Guerra Civil